quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cátia e Carlos

1º dia 15/08/08
Bem simples e eficaz Lisboa-León - 677km

Cedinho bem cedinho lá fomos nós A1 fora, acompanhados pelos muitos motards que seguiam para Gois08, e para nosso espanto Benquerença08.

Chegada Ok com direito a uma canha para refrescar a garganta, encontramos um hostal ali bem no centro e depois de descarregarmos a tralha, fomos até ao centro ver das festividades pois em Espanha o 15 de Agosto também se festeja.

Dirigimo-nos ao Casco Viejo de Leon onde encontramos imensa gente nas ruas e as tiendas de bocadillos e cañas abrir na hora em que chegámos.

Festejavam e saíam de uma igreja ali perto inúmeras noivas... tipo os nossos casamentos de Santo António...

Comemos bebemos, e passeámos pelas ruas movimentadas. Fomos deitar cedo para no dia seguinte partir para Gijon.
2º dia - 16/08/08
León – Gijón mais simples ainda! – 149km

Acordamos com o piso molhado! Toca a vestir o fatito de chuva e meter-nos á estrada, optámos como é claro pelas nacionais (N630)! E belas nacionais que são! Seguindo para Puerto Pajares deparamos-nos com o primeiro circuito de curvas... bem aquilo não era de cotovelo, porque nem os cotovelos são tão angulares hehehe!!! Aí a chuva já pensava em diminuir... paramos para tirar umas fotos!

Bebemos um café em Miéres, passamos Oviedo ao largo e seguimos para Gijón.
Comer qualquer coisa á beira-mar, encontrar onde dormir! (coisa que se demonstrou deveras complicado devido ás fiestas que ocorriam durante o fim de semana, estava tudo completo!) E pensar no dia seguinte que era o mais importante! Ver mapas pensar quais as estradas a percorrer...

Após decidirmos por um parque de campismo á saída de Gijon, montarmos a tenda debaixo de uma chuva teimosa, fomos tomar unas copas para o bar do parque. Aí meti conversa com uns holandeses que tinham umas Gold Wing e já tinham percorrido todas as estradas em roda dos picos e estavam de partida, ofereceram-nos um mapa especifico das Asturias (que até seria fundamental se eu não tivesse levado 2 mapas... hehehe) contamos algumas peripécias falamos dos preços das motas na Holanda e tal e coisa ...

Ainda houve tempo para assistir e mesmo participar nuns jogos que eles faziam por lá.

Bem lá bebemos as cañas, jantamos acompanhados de uma bela Sidra, bebemos mais umas cañas e fomos dormir.

A ver quem desperdiçava menos sidra...

3º dia - 17/08/08
Gijón – Cangas de Onis – Covadonga - Las Arenas – Ribadesella – Gijón – 332km
E cedo lá fomos direitos ás estradas que nos levavam aos Picos.
N625 até Cangas de Onis que se demonstrou demasiado cheia para o nosso gosto.

Entramos de um lado tiramos uma foto na ponte e voltamos para trás... direitos a Covadonga, aí apesar de muita gente, também deu para parar e tirar mas fotos. Ficamos a saber que para aceder aos lagos só mesmo de autocarro ou chegar ali antes das nove da manhã ou depois das 20h... Nos meses de verão existe esse horário pois a estrada que nos leva aos lagos tem cerca de 11km e é estreita com muita curva e no fim perto dos lagos pouco espaço de circulação!

Assim partimos de volta a para a estrada (AS114) que nos levava a Arena de Cabrales onde seria bom para comer... hehehe. Aí procuramos local para deixar as motas e procuramos uma esplanada para comer algo, sentamos e para nossa sorte na elevisão passva o GP de Brno, qual esplanda qual quê, sentamos foi lá dentro na mesa perto da tv e seguimos de perto e com o normal entusiasmo a perseguição de Rossi/Stoner, acompanhado por uma bela Fabada Asturiana e uns revueltos de setas.

Foi a corrida a acabar e nós a acabar de comer para nos pormos outra vez na estrada. Seguimos em direcção a Bulnes (onde existe um “eléctrico” que sobe cerca de 400mts com uma inclinação de 18%) e fomos mesmo até Tresviso onde tivemos que voltar para trás, a estrada apesar de apertada levou-nos a paisagens lindas!

O dia tinha terminado pras curvas e voltamos ao parque, para no dia seguinte levantar ainda mais cedo para ir ver os lagos!
4º dia - 18/08/08
Gijón – Covadonga – Lagos Enol e Ercina – Riaño – Oviedo – Gijón – 390km

Cedo? Cedissímo! Lá fomos nós com banho frio tomado em direcção á subida para os lagos. A estrada além de molhada tinha um nevoeiro cerradinho! Iamos a circular juntamente com uns veículos de 4 rodas que ansiavam por chegar antes da hora como nós para poder aceder aos lagos.
Assim foi começamos a subir os 11 km de estrada que nos levavam a vistas fantásticas, vacas na estrada e um sol que teimava em permanecer acima das nuvens que nos rodeavam mais abaixo!

Aqui já avistamos as vacas no meio da estrada!

Só estando lá! Acho que diga o que vos disser ou mesmo vos mostrar algumas imagens do que os meus olhos puderam observar, nunca conseguirei transmitir o que eu senti por estar ali rodeada por aquelas paisagens, sons, e tudo o mais...

Chegados ao primeiro lago prostrei o meu motão bem em frente ao lago para tirar uma bela foto... já se encontravam algumas autoridades a fechar os acessos, ora o meu gaijo tinha estacionado a Varadero depois das baias e eu antes bonito não me queriam deixar subir... estava-se bem a ver... o escândalo que eu me preparava para fazer, quando aparece um jipe dando-nos a informação que ali não podíamos estar parados e se queríamos subir era agora e pronto lá ia eu puxar o motão quando me apercebo de uns motards acabados de chegar atrás de uns carros, começo a fazer sinais a eles apercebendo-me que se não viessem agora já não os deixariam passar, disse á espanhola que estávamos á espera deles que tinham ficado parados a tirar uma fotos e tal (grande tanga né?) e lá os deixaram passar juntamente connosco e com um casal de Barcelona também de moto. E lá fomos ver o outro lago.

Chegámos ao topo estacionamos e o outro casal era Italiano de Milão , mais precisamente, quiseram pagar-nos um café e ficamos á conversa um pouco, até decidirmos dar uma volta ao longo do lago, tendo muito cuidado com os pequenos presentes que se espalhavam pela paisagem, oferta das nossas amigas vacas, que além de se passearem alegremente pelos pastos circulavam igualmente pelo parque de estacionamento!

A fauna local....

Nesta altura já as nuvens começavam a subir e o nevoeiro a cobrir toda a zona dos lagos, após o passeio e descanso já pensávamos em ir até á N625, informados pela Italiana que era considerada uma das estradas mais belas da europa!

E lá fomos nós, descemos novamente a Covadonga onde voltamos a parar desta vez para ir até ao local de culto e tirar mais umas fotos, ora qual não é o nosso espanto quando a própria policia local nos mandava estacionar juntamente com um grande grupo de holandeses no passeio de acesso ao museu! Hehehe havia de ser em Portugal! Hehehehehe!

Daqui imagens só mesmo estas... locais para parar poucos ou nenhuns, a carretera era estreita, circulamos sempre junto ao rio Sella ao longo do Desfiladero de Beyos, e realmente a paisagem é assombrosa.

Daqui seguimos em direcção a Riaño pois, ou voltávamos para trás ou seguimos á volta para voltar a Gijón.
Chegados a Riaño paramos para comer algo. Seguindo logo de seguida em direcção a Langreo/Oviedo! Infelizmente a estrada AS117 estava com cerca de 22km de obras, o que tornou a volta um pouco cansativa, cheia de poeira e buracos, mas uma promessa de boas curvas e bom asfalto, passado este tormento, as estradas tornaram-se mais largas e as curvas mais rápidas. Escavamos bastante cansados por acordar tão cedo e só queríamos voltar ao acampamento e descansar!

5º dia – 19/08/08
Gijón – San Vicente de la Barquera – 123km

Partimos com promessa de chuva, ou pelo menos umas pingas, veste não veste o fato era a questão, optámos por se chovesse muito logo parávamos para vestir.
Seguimos pela N632 e N634, sempre que nos era possível vislumbrávamos o mar Cantábrico.
A viagem fez-se sem reparos a reportar, excepto que só choveu após termos decidido parar os motões perto de um restaurante que nos chamou á atenção na rua principal de San Vicente de La Barquera.
Aí deparamo-nos com um atendimento cheio de boa disposição, o dono era motard e possuia uma bela Harley Davidson estacionada á porta do restaurante...
Aí optámos por um belo Arroz Negro, que apesar de esperarmos um arroz tipo paella saiu-nos um arroz malandrinho com muito bom aspecto e bem servido!

Começou entretanto a cair uns pinguitos! Decidimos procurar local para ficar por ali mesmo, pois soava-nos a uma bela noite de mariscada e um dia seguinte de descanso, se possível na praia!

Assim foi largamos tudo num hostal perto do centro, descansamos um pouco tomamos um banho e fomos para rua conhecer o espaço! Andamos de um lado para o outro a tirar umas fotos da praxe e tal!

Já houve alguém que pensou em como não desperdiçar Sidra... muito mais pratico não?

Encontrei ainda uns maços de tabaco bem giros da Malboro e mais baratos também... E por estas alturas pensávamos em que sitio ir comer a Mariscada de marisco... hum?! E se fossemos ao mesmo sitio? Ele era tão simpático! E fomos bem servidos... bem lá fomos nós. Arranjamos uma mesa na esplanada apesar de não estar muito calor, e decidimos em vez da mariscada, escolher várias coisas das quais gostássemos mais!

O belo do anti-alérgico e a "água" para o tomar!

Temos que ver que estes dias são muito especiais! O meu gaijo é alérgico a marisco, e por isso toca a tomar o comprimido para poder lambuzar-se á vontade! Claro que com cerveja não resulta muito bem... dizem que dá sono... hehehe
Belo jantar sim sr! Do melhor! No fim tivemos direito a beber um Bejo Estremeño, oferta do dono! Hehe... dizia que nos elevava o espírito amoroso?! Mais... Ainda?! Embarassed dissemos nós?! Hehehe.

Percorremos a parte onde estavam os bares e ficamos pelo Sherazade! Aí pronto, só vale a pena continuar no dia seguinte mesmo!
6º dia - 20/08/08
San Vicente de La Barquera – Praia de Oyambre

Lá fomos nós em busca de um dia calmo de praia... e encontramos, apesar de cheias as praias parecem não ter fim, areia para todos mas molhada por causa da humidade constante na zona! E da chuva que tinha caído no dia anterior.
E lá fui eu, como prometido molhar os pés no mar Cantábrico!

Foi pés mãos pernas e tudo o que havia para molhar, podem não acreditar mas a água ali no norte, tão quente como no Algarve! Umas onditas para curtir uns mergulhos... e lá andamos nós.
Levamos umas sandes e deixamos-nos ficar pelas areias a curtir o som do mar! Apanhámos um escaldão por causa do tempo enevoado que se mantinha!
Quando saímos da praia ainda fomos um pouco pela costa subir a uns montes e ver mais umas vacas que por ali pastavam e teimavam em fazer parte da paisagem!

Á noite para não ser diferente, lá fomos jantar ao restaurante do nosso amigo, aí o meu gaijo optou por um bonito e eu mandei-me a mais marisco! Ainda tivemos de oferta umas navajas que estavam excelentes. Despedimo-nos dele e ficou no ar um convite para lá voltarmos no inverno ver a praia cheia de neve! Bemmmmmmmmmmmm.....Imaginem só!

DEIXO AQUI ESTE PEQUENO MAPA PARA VOS DAR UMA IDEIA DO QUE DEVEM PERCORRER!
NOS PICOS DA EUROPA

7º dia - 21/08/08
San Vicente de La Barquera – Potes - Fuente Dé – Potes – Muzkiz/Las Arenas – 280km

Toca a montar a tralha em cima da mota e ir até Fuente Dé! Voltamos atrás um pouco na estrada e fomos direitos a Potes pela N621/ Desfiladero de La Hermida/CA185.

Aqui conseguimos ver a escala em que na realidade ali se medem as coisas!

De teleférico não fomos, havia gente a mais na fila para ir... e só levavam 20 pessoas de cada vez! Além de termos a tralha toda nas motas!

Voltamos a Potes para ir experimentar o Cocido Lebañes e comprar mais uns imans para a minha colecção! Decidimos parar os motões bem á entrada de uma das ruas dos restaurantes típicos da zona! Pequena vila bastante engraçada!

Daí partimos em direcção a Castro Urdiales, onde procurámos um parque de campismo, o que se veio a demonstrar bastante decepcionante. Decidimos ir mais á frente na estrada mas não encontrávamos nada. Paramos num restaurante á beira da estrada que nos aconselhou um parque que ficava perto de uma praia – Las arenas- o parque até estava lá mas não em funcionamento! Passei-me, fui até ao quiosque de informações e não havia mais nenhum parque até Bilbao (estávamos a 20km) e Bilbao estava em festa, o que correspondia a não haver sitio para ficar em lado nenhum! Hehe lá nos arranjou ali mesmo um género de "aparthotel"(onde o sr se mostrou bastante simpático e nos deixou pernoitar os motões no próprio lugar de garagem!). Largamos as coisas e fomos a correr comprar umas coisa a um supermercado onde encontramos camarão tigre selvagem do gordinho a 8€/kg.... só rindo, enchemos um saco e levamos para fazer no dia seguinte(tão a ver a história do comprimido milagroso de novo né?).

BILBAO

8ºdia - 22/08/08
Las Arenas(Muskiz) – Bilbao - Gugheim Museoa

Queria muito conhecer, o segundo Gugheim, visto que já fui ao de New York.

Assim partimos debaixo de uma promessa de chuva, e qual não é o nosso espanto, que as estradas mais pareciam aqui Lisboa, num dia intenso de chuva, a cada curva da Autovia, havia um acidente! E Logo no primeiro, que comecei a passar no meio dos destroços que o sr do acidente tinha espalhado ao longo de toda a Autovia, me deparo no chão com aquilo que parecia ser uma caixa inteira de pregos gigantes....Argh! stressei completamente... parámos logo a seguir ao acidente a verificar os pneus de ambas as motas, mas felizmente, nenhum azar a reportar!

Lá seguimos até Bilbao, direitos ao museu.Este com formas espectaculares que nos transmitem movimento de qualquer ângulo que o observem! Mas o pior foi que não me queriam deixar tirar fotos no interior, BAHHHHHHHHHHHHH! Disse logo que no de New York não tinha tido qualquer dificuldade! Estúpidos! Lá saquei umas fotos á arquitectura interior só para fazer pirraça!

Após umas horas bem passadas no interior do Gugheim, fomos para fora fotografar o PUPPY, espectáculo a escala a que o cão em flores foi feito! É simplesmente uma graça!

Demos a volta ao Museu e fomos ver a Aranha, escultura prostrada ali no meio da passagem, que possui um ambiente muito próprio...

Daí fomos para o centro da cidade, mas propriamente em busca do Casco Viejo, e demos com as tabancas das festas a prepararem um enorme almoço! Hehehe era com cada frigideira...

Aí seguimos pelas ruas e lá fomos em busca de comer algo. Demos com estes motões da policia local! a da direita é uma TDM, a outra ainda estamos em conversações sobre o que aquilo seria, mas talvez uma FZR e algumas alterações....

Passamos assim o resto do dia em passei pela cidade, a ver as festividades.

Festa Anual em Bilbao, onde se juntam vários tipos de organizações defensoras dos mais variados tipos de ideais, desde ás feministas, aos ecologistas... não governamentais. Cada um tem a sua Tabanca montada com comes e bebes. Nós estivemos nesta que era um grupo internacional e nacional que juntava os vários países que falavam espanhol e reuniam as várias experiências desses países.

Á noite, voltámos para ir comer os belos dos camarões que nos aguardavam no apartamento!!!

9ºdia - 23/08/08
Bilbao(Las Arenas(Muskiz)) – Burgos – Valladolid – 302km

Depois de tudo de novo montado nas motos seguimos em busca de uma seta que dissesse Burgos, encontrávamos a da Autopista, mas á ultima lá demos com uma saída para a A625, direitos a Puerto de Orduña, onde sempre nos acompanhou pela estrada, um pequeno planalto que levava a uma subida pela nossa parte de 900m.

Sei que não é Stelvio Pass, mas deixo aqui uma imagem do google para vocês curtirem! Hehehe.

Lá fomos direitos a Burgos onde parámos para comer qualquer coisa e seguimos directos para Valladolid, onde o calor apertava um bocadinho. Paramos na primeira esplanada que encontramos para refrescar as gargantas! Daí seguimos para o centro em busca de um hostal para ficar a noite!
Já as motas começavam a aquecer, quando decido parar perto de um táxi para perguntar por um hostal, quando levo uma buzinadela do meu gajo e oiço qualquer coisa do género “Que buscán?” era um policia na sua motocicleta e pretendia ajudar-nos! E assim o fez levou-nos a um hostal, dentro de um género de Palacete, bem no centro do que se pode considerar o Bairro Alto lá do sitio!

Aconselhou-nos a ficar mesmo por ali que tinha bons restaurantes e bares para curtir a noite! Tinha estado no Algarve de moto também, e que tinha conhecido Lisboa á dois anos atrás, e que nós motards, temos que nos ajudar uns aos outros! Um policia supercool!
Ali ficamos, fomos dar uma volta pela cidade, beber unas copas e passar a ultima noite das nossas férias, quer dizer minhas!
Ainda tive tempo de dar com a estátua de Cervantes!

10º dia e último! 24/08/08
Valladolid – Lisboa – 602km

Sem grande vontade, montamos tudo nas motas e partimos em direcção a Nossa Lisboa.
Parámos em na Covilhã para almoçar, onde foi tirada a única foto que incluía todos os participantes desta viagem! Dahhhhhhhhh.....
Calor de morrer, ventos do pior...Mas chegámos inteiros, felizes pelo caminho percorrido, e mais felizes ainda pela minha corrente (que a meio caminho decidiu que a sua vida estava no fim) ainda ter chegado inteira ao fim da viagem!

Assim fica aqui uma reportagem de alguém, que não há muito tempo atrás, dizia que aos Picos da Europa...Nunca! Sei lá... acho mesmo que quero lá voltar!!!!!!!!!!!!!!!

Houve alguém que me disse que se quisesse um curso de curvas era ir até aos Picos da Europa, bem não vim a curvar que nem uma louca, mas sem dúvida que me sinto mais á vontade e mais livre... O bom tempo ajudou e o meu piloto, quer dizer o meu gaijo que liderava a nossa “caravana” levou-me sempre a bons portos!

Amei, adorei, volto a dizer-vos, as melhores imagens estão na minha mente e na dele, acompanhados constantemente, pelos ares, por aves de rapina, de várias cores e tamanhos, os sons, vindos da paisagem que nos rodeou e todas as sensações que nos envolvem naquelas estradas e nos caminhos que atravessamos, fez dos “apenas” 10 dias de férias valerem um sorriso que ainda transporto na minha cara!